Avançar para o conteúdo principal

Ciclo de Reflexão de Direitos Humanos – 1º dia

Iniciámos o Ciclo de Reflexão de Direitos Humanos com a performance “Manifestamente Melhor – Direitos Humanos em 10 Mandamentos” dinamizada no hall de entrada da escola pelos alunos do Curso Profissional de Artes do Espetáculo. Um texto inédito, criado propositadamente para este evento. Seguiu-se a Marcha pelos Direitos com a colocação de cartazes na sala de convívio dos alunos. Às 10 h e 20 m teve lugar a 1ª sessão no auditório da escola, repleto de alunos. Repetiu-se a performance e o subdiretor do agrupamento, Dr. Fernando Espinha abriu oficialmente este ciclo de reflexão.

Antes de se passar ao tema do dia – a violência doméstica, ainda houve tempo para a exibição de um vídeo alusivo à Declaração Universal dos Direitos Humanos e para ouvir a Carolina Vouga declamar o texto “O teu namorado de 16 anos não é nervoso é uma besta!”.
Seguiu-se a Dra Ana Carvalho em representação do Núcleo de Atendimento às Vitimas de Violência Doméstica do Distrito de Viseu que abordou o tema Violência no Namoro e respondeu às várias questões colocadas pela plateia.

A tarde iniciou-se com a performance “Entre iguais não há géneros” dinamizada pela Rute, pela Bárbara e pelo Pestana. Novamente um texto inédito, criado durante as aulas com a professora Maria Aguiar. Seguiu-se um pequeno vídeo que nos conduziu através da história dos Direitos Humanos revelando o esforço que tem sido feito ao longo dos séculos para se conseguirem algumas conquistas (a abolição da escravatura, a aprovação da declaração universal) e o muito que ainda há a fazer. Demos depois a palavra à nossa convidada, a autora do livro “(Re)Contos de Violência Doméstica”, Filomena Iria que nos trouxe um pouco da sua história de vida, parte dela materializada no livro que escreveu e que nos apresentou. O tempo foi curto para responder a todas as questões que a plateia (que seguiu toda a sessão em silêncio) lhe colocou. Obrigada Filomena por esta emocionante partilha!

Amanhã dedicaremos o dia ao Tráfico de Seres Humanos, um crime em que se estima que estejam envolvidos cerca de 27 milhões de vítimas!

Obrigada a todos que contribuíram para que este primeiro dia do nosso ciclo corresse tão bem! 

Ficam algumas fotos:

Comentários