Avançar para o conteúdo principal

Ciclo de Reflexão sobre Direitos humanos - 2º dia

Iniciámos o segundo dia do Ciclo de Reflexão sobre Direitos Humanos com a Maratona de Cartas 2014, apoiando os 4 casos selecionados pela Amnistia Internacional:  Moses. Liu, Mulheres de Mkhondo e Chelsea. Contámos com a presença da Dra Patrícia Filipe do Núcleo de Viseu da Amnistia Internacional que ajudou a recolher diversas assinaturas durante o intervalo e que fez uma breve apresentação desta iniciativa e dos casos selecionados na sessão que se seguiu no auditório.

Comemorando-se hoje mais um aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, convidaram-se os alunos e docentes a despertar para situações de desrespeito dos direitos humanos (que não são apenas situações específicas de guerra ou de tortura) mas que estão presentes em todas as esferas da nossa vida e do nosso dia-a-dia. A este propósito, a Dra Maria do Céu Pinhel lembrou a importância do respeito que deve existir na escola, sobretudo nas salas de aula, lamentando que, principalmente nos últimos anos, as relações entre professores e alunos se tenham vindo a deteriorar, muito motivadas pela falta de respeito de alguns alunos que não sabem estar em lado nenhum.

O dia de hoje incidiu na temática do Tráfico de Seres Humanos, um crime que afeta 27 milhões de vítimas no mundo. Foi exibido o documentário “Os novos Escravos - um trabalho realizado pela SIC, com o apoio da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. Filmado em Portugal, no Brasil e na Roménia, o documentário mergulha na problemática do tráfico de pessoas, um crime global, ao qual Portugal não escapa ileso.

Da parte da tarde, foi exibido o filme “Filomena” que se encontra disponível na biblioteca para quem não pode estar presente. 

Comentários