Avançar para o conteúdo principal

Ciclo de Reflexão sobre Direitos Humanos - 1º dia

Iniciámos na ESFA o Ciclo de Reflexão sobre Direitos Humanos, uma organização da Biblioteca Escolar e do Departamento de Ciências Sociais e Humanas representado pela docente Sara Vermelho.
Para iniciar o dia enviámos a todas as turmas da nossa escola um texto para reflexão alusivo à temática dos Direitos Humanos. De seguida, tivemos no átrio um mini-concerto de abertura por alguns alunos da nossa escola. Os alunos do 11º H, com a colaboração da docente Maria Aguiar, montaram, também no átrio, um puzzle onde palavras alusivas aos Direitos Humanos ganharam forma.
Na escadaria de acesso á biblioteca foi montado um painel com os trabalhos de ilustração que os alunos de Artes realizaram com base na  Declaração Universal de Direitos Humanos. Muito obrigada a todos e aos docentes Anabela Pascoal, Cristina Vouga e Alexandre Silva!
Já no auditório, ouvimos uma mensagem de abertura pela voz da Carolina Vouga, ao que se seguiu a intervenção do senhor Sub-diretor do Agrupamento, Dr. Fernando Espinha que abriu oficialmente este evento.
Foi nossa convidada durante a manhã a Dra Patrícia Filipe, do Núcleo de Viseu da Amnistia Internacional que deu a conhecer o trabalho da organização em defesa dos Direitos Humanos, apelando a uma participação ativa de todos e de cada um de nós. Foram apresentados os casos da Maratona de Cartas deste ano, o maior evento mundial de Direitos Humanos, a que todos os anos aderimos e feito o apelo para que, depois de conhecermos cada um dos casos, contribuíssemos juntando a nossa assinatura às milhares de assinaturas desta ação global. Agradecemos reconhecidamente à Dra Patrícia Filipe, por uma vez mais, se ter juntado ao Ciclo de Reflexão sore Direitos Humanos.
Da parte da tarde, iniciámos o segundo painel com uma intervenção do Diretor do Agrupamento, Eng. Agnelo Figueiredo, que louvando a iniciativa, fez votos de que os presentes a aproveitassem para refletir. Passámos de seguida à nossa convidada, a Dra Adriana Pinto Rodrigues da delegação de Coimbra da DECO que nos alertou para determinadas práticas comerciais enganosas e referiu os direitos que temos como consumidores, e muitas vezes desconhecemos.

Foi assim este 1º dia do Ciclo de Reflexão sobre Direitos Humanos. Muito obrigada aos alunos e docentes que estiveram presentes nestas sessões!

Ficam as fotos!

Comentários